quarta-feira, 3 de março de 2010




Figuras de linguagem são estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções de linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. Anúncios de chocolates e doces sempre nos fazem algum convite ou nos dá uma referencia do que devemos fazer como consumidores. Função apelativa esta sempre presente nesses tipos de anúncios, junto com alguma imagem nos da a sensação de degustar o produto em questão. Neste caso mensionado, é usado a função apelativa (ou conativa) que centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
O emissor, que emite, codifica a mensagem, tenta chamar o consumidor, para comer o produto, E ao ver esse anuncio, as pessoas tem sensações, como, neste caso, sentem o chocolate.



Atenciosamente, Lais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário