segunda-feira, 15 de março de 2010

Comunicação para todos

Introdução

O trabalho que iremos apresentar a seguir, são propagandas destinada aos deficientes auditivos. Tem de haver propagandas e produtos especiais, com linguagem diferenciada, para maior entendimento deste público.

Esse anúncio é de um produto desenvolvido por japoneses, que nada mais e que um MP3 para surdos. O aparelho chamado SOUNZZZ transforma a música em uma série vibrações e luzes de diferentes intensidades, permitindo assim que o deficiente auditivo tenha a sensação da música. O SOUNZZZ não é rígido e foi feito para ser abraçado ou para ser utilizado como travesseiro para que o usuário sinta os sons, além de poder ser usado por qualquer pessoa, pois possui saída para fone de ouvido e demais funcionalidades. Este produto deixa clara a inclusão social, nunca se imaginaria que um deficiente auditivo pudesse ouvir musicas. E com este produto, devido às sensações e vibrações que ele transmite a pessoa pode ‘ouvir’ música, normalmente.



Nesta propaganda, além de ser plurissígnica, que empregam símbolos verbas e não verbais, neste caso a foto traz a sensação de paz, calma, que a música realmente passa.
O título e a imagem conversam entre si. Pode-se dizer que tem uma mistura de várias funções neste anúncio, como a função poética em “Feeling music by ears”. Função apelativa entre a imagem e o texto.

Conclusão

Produtos e propagandas destinadas à este público, deixam claro a tentativa de inclusão social. Tem de ser toda adaptada estes tipos de propagandas. Algumas são feitas em Libras (linguagem de deficientes auditivos). A comunicação para este publico alvo, é especial, pois o melhor meio deles conversarem entre si, é a comunicação, seja como for.

Bibliografia

dentistason.com
http://prizamarioni.files.wordpress.com/2009/12/sounzzz01.jpg

Lais Capel

Nenhum comentário:

Postar um comentário