quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Classificação das Linguagens

Introdução

A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Ela pode ser divida em:


Linguagem Verbal: É a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Compõem-se de palavras e frases, faladas ou escritas. Ela está presente em textos, em propagandas, em reportagens, em obras literárias e científicas, na comunicação entre as pessoas e em várias outras situações.


Linguagem não Verbal: É constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação, como: gestos, figuras, desenhos, símbolos entre outros. Temos como exemplo a sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem.


Linguagem Plurissígnica: É constituída por meio da linguagem verbal e não-verbal, ou seja, ela transmite uma mensagem através do uso de imagens e palavras para um maior entendimento. Um exemplo disso é os outdoors e as propagandas de TV.

Neste trabalho você encontrara exemplos de imagens de cada uma das linguagens.



Classificação das Linguagens

Verbais:

Como podemos ver nessa imagem, a mensagem transmitida nessa propaganda é em uma linguagem verbal, pois se utiliza apenas de uma frase, de duplo sentido, para atrair o leitor.

Já nessa imagem, a mensagem transmitida é classificada como verbal, pois tem como o objetivo apenas transmitir uma informação ao leitor, sendo, desnecessário o uso de imagens.



Não Verbais:



Esta imagem é classificada como não verbal, pois publicada em hospitais nos dá a idéia que naquele local devemos fazer silencio dispensando toda expressão verbal, pois só de vermos a imagem já sabemos o que ela nos quer dizer.



Igualmente na figura acima, essa imagem é considerada não verbal, pois só de observarmos já compreendemos a idéia que ela nos passa, que é sobre a nova reforma ortográfica.





Plurissígnicas:


Nessa imagem, podemos observar que a imagem e o texto se completam, pois se não tivesse um homem na imagem fazendo uma gracinha, ninguém entenderia o conteúdo das frases.





Assim como a figura acima, a imagem e o texto se completam, pois se não tivesse a imagem de um carro em pleno alagamento, a frase perderia seu sentido e vice-versa.

Conclusão

Pode-se concluir que, a linguagem falada e escrita é a mais utilizada para se comunicar. Porém, diferente do que muitos pensam qualquer tipo de gestos, sinais e ate mesmo a própria expressão corporal, também são formas de se comunicar.
As imagens, muitas vezes, valem mais que mil palavras, como o ditado diz. Mas quando acompanhada com uma boa frase, de impacto, torna-se mais interessante e de maior entendimento também, pois as palavras e as imagens conversam entre si.
Contudo, percebemos que a linguagem esta presente em tudo e em diversas formas em nossas vidas.

Bibliografia:



http://www.nadaver.com/wp-content/uploads/2008/10/passe-uma-borracha.jpg (acesso em 22 de fevereiro de 2010.)
http://3.bp.blogspot.com/_QfOOE3OQbng/SG58aeux4kI/AAAAAAAAKAM/HQfLcqjZbO4/s400/POR_JDN.jpg (acesso em 22 de fevereiro de 2010.)
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/4nurse.jpg (acesso em 22 de fevereiro de 2010.) http://2.bp.blogspot.com/_i2zphwGnQeg/SW5qQ7neE3I/AAAAAAAAALc/G4k1Id9yi-I/s400/reforma.jpg (acesso em 23 de fevereiro de 2010.)
 http://farm4.static.flickr.com/3299/3550810814_cb66f38d55.jpg (acesso em 22 de fevereiro de 2010.) http://www.humortadela.com.br/c/piadas/charges/cont/01394.jpg (acesso em 22 de fevereiro de 2010.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário